Visto

Postado em 10 de novembro de 2012


  

Quando se faz o programa de Work and Travel você acaba vivendo pela metade até o dia de você receber a resposta do visto. Em Fevereiro eu fechei meu contrato e parece que foi ontem, o tempo voou. Você vive pela metado porque não importa se os 7.000 já foram pagos, se você já tem uma quantia boa de dóllar para viajar, se você já tem emprego e acomodação garantidos... se o seu visto for negado o seu sonho acaba ali. Você vive pela metade porque ao mesmo tempo que você já planejou sua data de embarque,  o roteiro do Grace Period, a  imaginar pisando nos Estados Unidos...você também tem aquele medo que te trava, que te faz botar os pés no chão...que se algo der errado TUDO termina aqui...e esse medo se chama VISTO.

A modalidade de intercâmbio que escolhi foi a All Inclusive onde tenho todo o suporte da agência até mesmo no visto. A agência que paga a taxa do visto, agenda a data do CASV e do Consulado, reserva o hotel, compra as passagens para São Paulo, providencia a locomoção Aeroporto x Hotel - Hotel X CASV - Hotel x Consulado - Hotel x Aeroporto.

Recebi o email do agendamento do CASV e Consulado informando que as datas seriam 7 e 8 de novembro. O medo triplicou, a semana passou voando e quando eu menos esperava já estava dentro do avião para São Paulo. Todos os intercâmbistas da Egali ficaram juntos no mesmo Hotel...ao todo foram 104 intercambistas da Egali agendados para o mesmo dia. No mesmo dia que chegamos fomos para o CASV, lá não pegamos fila alguma, tiramos uma foto (que não pode ser sorrindo) e cadastramos as digitais
. Todo esse processo do CASV durou menos de 10 minutos

No dia seguinte todos tiveram que acordar cedo pois iriamos sair andando do Hotel para o consulado. Todo mundo segurando sua pasta com mil documentos dentro...saímos em direção ao consulado. O consulado de São Paulo é o que tem o maior fluxo de pessoas por dia, são me média 3.000 pessoas POR DIA tentando tirar o visto. Quando chegamos a fila estava enorme do lado de fora, mas como nosso horário foi agendado para cedo, não pegamos fila do lado de fora. Na entrada é pedido o passaporte e alguns documentos, eu estava tão nervoso que na hora que fui entregar meus documentos acabei derrubando tudo no chão.

1ª Fila 
- A primeira fila é para a entrega do passaporte junto com o DS 2019, DS 160, comprovante de pagamento da Taxa Sevis e comprovante de agendamento. Depois de entregar todos esses documentos nós recebemos uma ficha com uma senha.

2ª Fila - Há 4 filas, cada uma de uma cor. Fui encaminhado para a fila de cor Roxa...essas filas vão andando pela ordem. Ficamos uns 30 minutos em pé aguardando entrar por uma porta onde havia vários guardas na frente...por essa porta estava entrando de 4 em 4 pessoas. Depois acabei descobrindo que essa fila era para ser revistado.

3ª Fila - Depois que já esta dentro do consulado você fica embaixo de uma cobertura esperando sua senha ser chamada ( A senha não é chamada pela ordem, pois seu passaporte e aqueles documentos entregues na entrada passam por uma análise interna e os que são liberados primeiro é que são chamados logo). Essa "fila" é a mais tensa de todas pois você fica na espectativa de ser chamado e sua entrevista é na frente de TODO MUNDO. Você vê quem teve o visto negado ou aprovado.

4ª Fila - Quando a mulher GRITA sua senha o seu coração acelera, você recebe seu passaporte com aqueles documentos que foram entregues na entrada e entra pra fila da entrevista. Você percebe que ta todo mundo nervoso. Quando chega a sua vez você é encaminhado para a fila do guichê.

5ª Fila - Essa é a mais rápida. Você esta na fila do guichê e a única pessoa que esta na sua frente já esta fazendo a entrevista. Comecei a prestar atenção nas perguntas que o consul estava fazendo para a menina que estava na minha frente.

ENTREVISTA - O consul me chamou e já foi perguntando em inglês se eu iria fazer o programa de Work and Travel. Minha entrevista demorou bastante pois ele me fez muitas perguntas. Sou formado no curso de inglês mas fiquei MUITO nervoso ao responder as perguntas no inicio..até para responder o nome da minha faculdade eu tive que parar para pensar. Acho que o que me deixou mais nervoso foi que o Consul não era nada simpático. Ele não olhava para a minha cara e so ficava olhando para o monitor e não parava de digitar
...até que então ele pegou o papel das normas dos Estados Unidos me entregou e falou a frase mais linda do mundo: Congratulations! Your visa was approved.

Quando você sai do guichê é inevitável não sair sorrindo pois é a maior felicidade do mundo. Você passou o ano todo se planejando e recebe a resposta de que o seu sonho será realizado. E o melhor é encontrar seus amigos do lado de fora com as caras de preocupado esperando você da a noticia. Todos os meus amigos tiveram o visto aprovado. A sensação é muito boa que só nós que somos intercambistas sabemos o quão importante é o peso dessa resposta.

Estados Unidos, HERE I GO!!!

------------------------------------------------------------------------------------------------------


Mudanças:

Esse ano de 2012 o processo do visto mudou. Antes se fazia tudo em um dia, agora você tem que ir um dia para o CASV para tirar foto e cadastrar as digitais e no outro dia para o consulado somente para fazer a entrevista. Antes no consulado de São Paulo com o processo antigo demorava de 4 até 6 horas em pé. Com o processo novo você fica no máximo 2 horas no consulado.



Documentos:   

É de extrema importância levar todos os documentos obrigatórios e todos que você acha que serão necessários para fundamentar o seu pedido de visto.

Faça o seguinte Check List:

RG (  )
CPF (  )
Job Offer assinada (  )

Carta Custeio assinada (  ) Modelo da carta Click Aqui
Declaração de Imposto de Renda do patrocinador (  )
Extrato bancário de um mês antes do visto e com saldo positivo de no minimo 4.000 reais (  )
PASSAPORTE (  )
Histórico da faculdade atualizado (  )
Ficha de matricula (  )
Atestado de matricula (  )
Os documentos que a agencia irão te fornecer serão:
DS 2019 (  )
DS 160 concluído (  )
Comprovante de pagamento da Taxa Servis (  )
Carta do Sponsor (  )
Comprovante de agendamento do CASV e Consulado (  )
*O documento que não estiver nessa lista e que você acha que é necessário pode incluir. Documento para o visto nunca é demais

Entrevista:

Essas foram as perguntas que o Consul me fez e TODAS foram em inglês.

- Você vai fazer o programa de Work&Travel?
- Você já viajou pra fora do Brasil?
- Onde você estuda?
- Para onde você vai?
- Onde você vai trabalhar?
- Quanto por mês você vai ganhar?
- Quanto por hora você vai ganhar?
- O que os seus pais fazem?
- Quanto o seu pai ganha?
- Onde você vai morar?
- Como você conseguiu sua acomodação?
- Quanto você vai pagar por mês pela acomodação?
- O que você estuda?
- Quanto você pagou pelo programa?
- Por qual agencia você esta fazendo o programa de Work and Travel?

*Treinem todas essas perguntas porque são basicamente essas. Com todas essas perguntas o Consul não me pediu NENHUM documento.


Dicas:

- Só mostre algum documento se o Consul te pedir..caso ele não peça não ofereça nenhum documento. 
- Se suas aulas não vão retornar depois do dia 15 de março então NÃO leve a declaração de férias da faculdade, pois teve um visto negado porque a menina mostrou a declaração e o Consul viu que as aulas dela voltariam em Fevereiro e ela iria acabar perdendo aula.
- Só responda o que o Consul te perguntar. Seja bastante objetivo na resposta "Ex: Yes, I do..No, I don't". O Consul não quer saber sua história de vida e nem que é o seu sonho ir para os Estados Unidos. 

Rastrear o Passaporte: 

Depois do visto aprovado você pode ter acesso a página onde informa o Status do seu passaporte.
Acesse o link:
http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/login  

- Clique em (Li e compreendi as informações acima)
- Irá abrir um Pop Up (Click em SIM)
- Digite o número do seu Passaporte, Data de Nascimento, País e as letras de segurança.

  
Boa Sorte para todos e "Break a Leg".





"The Countdown is On"

7 comentários:

Unknown disse...

ADOREI seu post!
Tu detalhou super bem cada processinho, adorei mesmo!

Semana que vem sou eu, e estou mega nervosa!
Tomara que tudo ocorra bem ..

Toda essa gente ai que foi cntgo teve o visto aprovado, ou alguem não foi aceito ?

Beijo!

Jéssica disse...

O que posso dizer, Congratulations! Your visa was approved. \0/
Nossa estou doida pra ouvir essa frase haha. O post está ótimo bem explicadinho, parabéns again pelo visto.

Rodrigo Borges disse...

Haha. Parabéns, rapaz! Agora é esperar o passaporte. Consegui retirar o meu hoje. E no desespero, pq lá no visto aparece que vence dia 15 de março. Mas já pesquisei na internet e já vi que terei até o dia 15 de abril lá nos EUA. O visto eles colocam para expirar no seu último dia de trabalho. Ufa, as viagens posteriores estão a salvo.

Luna disse...

Que bom que deu tudo certo pra você!
As minhas datas também são na próxima semana e estou super nervosa em relação a esse tanto de perguntas que podem fazer e de não ser convincente nas respostas =/

Cris disse...

Conseguimooooss!!! o/
Usei esse teu post pra colocar no meu blog, tá?
Ficou muito bom, mesmo!

Luciano Santos disse...

ta muito massa esse blog!!

J. MD disse...

pow, di... já sei onde vir tirar minhas dúvidas quando eu for fazer o mei intercâmbio. rs
Saudades. Continue atualizando.

Postar um comentário